Potencialize os Sentidos na Casa

Tudo o que nos cerca nos afeta através de nossos sentidos. Seja a visão de uma bela paisagem ou um espaço desgastado pelo tempo, somos guiados pelas nossas sensações de visão, audição, olfato, tato e paladar. Se o aspecto inspira a ordem e o equilíbrio somos influenciados de uma forma positiva, tornando o oposto também a verdade.

Nossa casa é um espelho de nossas atitudes e reflete nossos sonhos, desejos e emoções. Seria difícil acreditar na ideia de uma pessoa de bem com a vida vivendo em condições deploráveis como em uma casa fria e deprimida. Nossos espaços são um reflexo do que somos e da forma como nos relacionamos com o mundo, e os sentidos estão presentes em tudo que realizamos, afinal de contas, quem é que não gostaria de ter uma casa bonita, bem limpa e perfumada, com tapetes e tecidos macios e uma dispensa recheada de alimentos deliciosos?

São os sentidos que nos trazem a captação do que nos cerca, do que comemos, do que ouvimos e do que tocamos e é na casa onde mais aguçamos esses sentidos que, quando bem trabalhados, nos fornecem uma infinidade de informações que podem transformar o nosso lar em um verdadeiro templo de boas sensações.

Então reservei algumas informações preciosas à respeito desses sentidos que podem ser potencializados em nossa casa, criando a sensação do bem estar e da satisfação. Confira à seguir:

Visão: É um dos sentidos que nos ajuda à obtermos a percepção de tudo o que está a nossa volta, pois somos influenciados, mesmo que subconscientemente, pelos espaços que habitamos e frequentamos. Quando o utilizamos em nossa casa traz a noção de ordem e beleza, do que gostamos e do que notamos se deteriorar com o uso ou com o tempo. Os potencializadores da visão na casa são as luzes naturais, lâmpadas, velas, o vidro, cristais, espelhos d’água, metais, janelas e espelhos.

Audição: Os sons tanto podem produzir um efeito benéfico como negativo dentro dos espaços. Sons agradáveis como uma música preferida, o fluxo da água, o canto de um pássaro e até o movimento das folhas de uma árvore produzem a calma e a serenidade, criando o bem estar e o equilíbrio nos espaços. Os potencializadores da audição em uma casa são os sinos dos ventos, água corrente, música, relógios, o movimento de folhas e plantas ao vento.

Tato: É tão vital como os outros sentidos e é ligado ao desejo de estarmos conectados com a Terra. As sensações que adquirimos através desse sentido em nossa casa influenciam os sentimentos de conforto e segurança. O toque à uma planta rugosa que nos corta pode influenciar ao longo do dia, bem como tocar o chão frio ao nos levantarmos da cama. Esse é o sentido que nos proporciona equilibrarmos as polaridades positivas e negativas dentro dos espaços. Seus potencializadores são as plantas, as frutas, a madeira, tecidos, animais, pessoas e objetos macios.

Paladar: É parte integrante da vida, pois aguça os sentidos e até mesmo a memória através de associações. Se desejamos mudar nossas percepções e nosso modo de vida devemos nos atentar a forma como tratamos o nosso corpo. “Somos o que comemos” define a maneira como nos expressamos dentro da escolha e do cuidado com tudo o que nos cerca. Procurar se alimentar de forma saudável reflete um bom Feng Shui para a saúde a para a alma. Os potencializadores do paladar na casa são os alimentos, os utensílios de cozinha, colheres de pau, frutas e legumes frescos, porta condimentos, ervas e temperos.

Olfato: É o grande canal pelo qual somos atraídos ou repelidos dentro dos ambientes. Nossa casa possui um cheiro único, que nos possibilita percebermos o local onde vivemos ou até mesmo assimilarmos cheiros de outros espaços. Se não contamos com um cheiro livremente fresco em casa se torna difícil conquistarmos a sensação de pleno conforto. Os aromas naturais influenciam mais que os fabricados e portanto, quanto mais existirem em um espaço, mais prazer e alegria poderemos sentir. Seus potencializadores são o ar fresco, os óleos aromáticos, plantas, flores, pot-pourri, frutos e sementes.

Que através dessas informações você possa ampliar um pouco mais seus sentidos na casa em busca de um lar mais harmônico e feliz!

Luz e Amor,
Luiz Netto

Comments are closed.