Páscoa, Tempo de Renascer

Há anos a Páscoa é comemorada com o intuito de celebrar o renascimento para uma nova vida, seja para os cristãos, com o retorno do Cristo, ou para os judeus, com a liberdade após um longo período de escravidão no Egito. Como a data é marcada pelo início da primavera no Hemisfério Norte, os símbolos ligados à fertilidade e a vida são atribuídos à celebração, como o coelho e os ovos. Para os antigos pagãos a data celebrava o Equinócio de Primavera e anunciava a chegada da deusa Esther (ou Ostara), que portava um ovo em suas mãos e um coelho aos seus pés, símbolos da chegada da estação onde a terra era mais fértil, anunciando a preparação da colheita e do renascimento para uma nova vida.

A palavra Páscoa vem do latim “Pache” e do hebreu “Pechad” que significa passagem, indicando o final de um ciclo e o início de uma nova fase. A Sexta Feira Santa, data criada pela Igreja Católica, traz o fim do período de jejum realizado na Quaresma com o consumo do peixe e a morte do Cristo na cruz, para celebrar no domingo seu renascimento. Para o judaísmo a data marca o fim da escravidão vivida pelos hebreus e sete dias de comemoração, onde os alimentos consumidos relembram o período de fuga e a celebração à vida.

Independente da origem, a Páscoa remonta à ideia de renovar, superar, libertar e recriar. Pode ser um momento especial para renovarmos nossas crenças e fortalecermos nossa fé, já que as vibrações presentes nesse período nos incitam a libertação de antigos conceitos e a necessidade de uma nova perspectiva sobre a vida.

Para ajudar nesse processo reservei algumas sugestões que prometem restaurar a paz e a harmonia, renovando as energias e os corações a partir da Páscoa. Como foco utilizaremos a casa, nosso grande templo que abriga nossos sonhos e desejos, podendo nos auxiliar no processo de renovação para uma fase mais feliz e equilibrada em nossas vidas. Confira:

– No domingo de Páscoa deixe o vento e a luz natural do dia entrar em sua casa. Escolha um local especial em sua sala e acenda uma vela branca em um suporte apropriado. Se desejar, enfeite o espaço com flores de cores variadas. Tanto a chama da vela quanto as flores promovem a purificação e o bem estar. Ofereça a vela ao seu anjo da guarda e aos anjos daqueles que vivem com você. Determine a paz e a harmonia que deseja em sua vida e peça que as vibrações da Páscoa adentrem em seu espaço e criem a renovação que deseja.

– Nesse dia a docilidade deve estar presente e retratada no consumo de doces, talvez por esse fato é que o ovo de chocolate se tornou um símbolo tão presente na Páscoa. Ele simboliza a preparação para uma nova vida, que deve ser feita com alegria e prazer. Posicione os ovos em torno da vela e, se oferecer aos demais da casa, peça que, ao apanharem seus ovos de chocolate, façam um pedido especial que tenha à ver com transformação interna. Nada de pedir o material, pois o intuito é de renovar o coração, portanto os pedidos devem servir à uma mudança interna de padrões como superar um mágoa, se libertar de um vício, amadurecer, obter uma nova postura ou pensamento.

– Se você não é adepto aos ovos de Páscoa prepare um doce, um bolo ou uma bela sobremesa. O açúcar também pode simbolizar o prazer pela vida e a atração de boas energias para os seu lar. Se preparados com bom humor e com o intuito de renovar a mente e o coração, com certeza promoverão uma boa sensação de paz e satisfação. Compartilhar o doce com outras pessoas pode intensificar a união e a prosperidade em família.

– Esse é um dia para a paz e a harmonia, portanto os pensamentos, as palavras e as atitudes devem ser positivas. Evite brigas e conflitos, compartilhe o sentimento de amor e celebre a vida com aqueles que ama.

– Para o FengShui, o ato de oferecer cartões com frases positivas é muito significativo. Se receber visitas ou desejar compartilhar com a família, ofereça frases em papéis ou cartões que falem sobre o valor da vida. Valem frases de autoajuda, de estímulo e até para se usar como reflexão. O intuito é fazer com que todos reflitam sobre a possibilidade de se tornarem seres humanos melhores, dotados de fé e da esperança em dias melhores.

– Perfumar a casa também é um ato de atração para as boas vibrações. Você pode usar aromatizadores de ambientes, velas perfumadas, óleos ou incensos. As essências florais como a Verbena e o Jasmim são as mais indicadas para essa data. A verbena é uma flor que promove o amor e a união, sendo uma das principais para fortalecer os corações e promover a defesa e a proteção. Já o Jasmim é uma flor atribuída ao contato com a espiritualidade e a renovação dos sentimentos.

– Na Páscoa, permita-se a abundância e a fartura. Escolha algo que possa ser criado em grande quantidade, como uma boa variedade de alimentos para se consumir, ou até uma atitude positiva que possa ser repetida várias vezes ao dia. Lembre-se que compartilhar é acrescentar, portanto a mesma abundância criada pode ser adquirida ao longo do ano, promovendo a renovação e o crescimento em nossas vidas.

Uma linda Páscoa a todos vocês e uma excelente semana,
Luz e Amor
Luiz Netto

Comments are closed.