Feng Shui no Trabalho

O ambiente de trabalho interfere diretamente na forma como produzimos e desenvolvemos nosso potencial criativo, já que é a base de nossa prosperidade e sustento, e desprende uma boa parte de nosso tempo e de nossa energia. Se a profissão é uma questão importante em nossas vidas, ela não está livre da necessidade de alguns cuidados com as energias que nos envolvem. Elas podem tanto nos beneficiar como atrapalhar todo o processo criativo, que deve prevalecer durante o período em que estamos nos dedicando as nossas atividades profissionais. Alguns pontos importantes devem ser observados, para que possamos criar a paz e a harmonia em nosso universo profissional.

O primeiro deles é a respeito da iluminação. Para o Feng Shui, a luz é emissora de boas vibrações. Se possuímos um local iluminado com luz natural devemos nos atentar as influências do Sol. No período da manhã, é ele o responsável por nutrir os ambientes com boas energias. Objetos em cristal ampliarão esse potencial e transformarão o ambiente em um espaço de equilíbrio e muita energia. Se recebemos o Sol da tarde pelas janelas o efeito já é contrário, pois ele desgasta as energia do local e, portanto, nossa própria energia. Utilizar pequenos vasos com plantas em água é uma boa solução. Se o ambiente permitir, uma pequena fonte de água ou um aquário poderão se encarregar de filtrar as energias solares que prejudicam o bem estar energético. Se o ambiente não recebe iluminação solar, vale a pena investir em um bom sistema de iluminação. Devemos também nos lembrar que as luzes devem ser claras para facilitarem a visualização e, de preferência, fixas ao teto. Evite pendentes em um teto muito baixo.

O próximo passo é verificar a estrutura do local. Ambientes muito fechados pedem um espaço livre para a circulação, evitando o acúmulo de móveis e objetos. A boa iluminação e o emprego de vasos com plantas naturais criará um ambiente harmônico e produtivo. Se o espaço for muito exposto pelo excesso de janelas e divisórias em vidro, devemos criar o efeito contrário, utilizando móveis, acessórios e tecidos para gerar mais conforto e bem estar.

Atentar ao local onde está a mesa de trabalho também é primordial, já que representa a definição de nossos caminhos profissionais. O melhor local será aquele que mantêm a visão da entrada do ambiente, seja de frente ou lateral à porta de entrada. Uma parede sem portas ou janelas também é um boa opção, já que trás segurança e proteção enquanto trabalhamos. Se isso não for possível, podemos utilizar cortinas e persianas quando encontramos uma janela na retaguarda. Para portas, devemos corrigi-las com a inclusão de uma vaso com plantas naturais ao lado e, se forem portas de banheiros, devemos mantê-las sempre fechadas.

Em relação as mesas ainda devemos manter a limpeza e a organização. Claro que esses dois itens devem prevalecer por todos os ambientes, porém são fundamentais em nosso campo de atuação. Nada de pilhas de papéis acumulados, objetos jogados e a desordem imperando. A mesa define a forma como desenvolvemos nossas capacidades e é importante investir na ordem e limpeza, pois reflete uma espécie de “cartão de visitas” evidenciando a forma como agimos profissionalmente.

É nesse espaço que podemos também promover a defesa e a proteção contra energias negativas. Um pequeno vaso com plantas em nosso lado esquerdo da mesa é capaz de filtrar as energias mais densas. Pedras também fazem um belo trabalho nesse caso. As mais indicadas são as Turmalinas e Ágatas Negras, além das Obsidianas e Olhos de Tigre, todas posicionadas no mesmo lado. A direita podem ser mantidos todos os eletrônicos como computadores e telefones. Manter um espaço central limpo também é uma boa sugestão.

Armários e gavetas não fogem a mesma regra. Para o Feng Shui representam nossa mente e nossos pensamentos, portanto devem ser limpos e organizados. Não devemos agir de uma forma neurótica e metódica tentando, ao máximo de tempo manter a organização, mas devemos lembrar que no momento em que a bagunça comandou, o jeito é organizar e se livrar, principalmente, do que não tem mais utilidade. Agindo assim, mantemos o bom fluxo de energias através do movimento que criamos ao ordenar, desarrumar e organizar novamente.

A cadeira de trabalho é outra questão importante. Devemos nos acomodar em um cadeira com braços, apoio para costas e ajuste para os pés. Temos que lembrar do tempo que permaneceremos nessa condição, portanto é essencial presar pelo conforto e pela saúde.

Nesses ambientes, preserve o bom humor e os pensamentos positivos. Eles também são os responsáveis pela projeção de energias positivas, pois cabe somente à nós realizarmos nossa profissão com prazer e satisfação, fortalecendo o ambiente com vibrações de sucesso e prosperidade.

Uma excelente semana à todos,
Luz e Amor
Luiz Netto

Comments are closed.