Áreas do Baguá e suas ativações

Aplicando o Baguá sob a planta do terreno devemos considerar suas respectivas áreas e os elementos que criam a harmonia na ativação. Cada área possui características distintas e podem ser ativadas da seguinte forma:

Trabalho

Representa a Profissão, a cor negra ou azul escuro, o Elemento Água, as formas irregulares. Pode se utilizar objetos relacionados à profissão do dono da casa, assim como elementos ligados à água como fontes e cascatas em movimento, aquários contendo peixes como carpas ou Kings nas tonalidades vermelho e preto. Luminárias e sinos na cor preta e plantas também atraem um bom Ch´i.

Espiritualidade

Representa a espiritualidade e também novos conhecimentos, a cor azul claro, o Elemento Terra, formas quadradas ou retangulares. Pintar paredes em azul não é aconselhável, já que o azul traz introspecção e solidão. A cor pode ser empregada na decoração. É favorável o uso de altares e tudo que simbolize a fé. Flores, incensos, estátuas de deuses diversos ou anjos também são utilizados nesta área. Objetos em cerâmica, pedras, cristais e plantas são benvindos.

Família

Representa a família, a cor verde, o Elemento Madeira, as formas ovais. Pode se utilizar móveis e objetos em madeira trazendo a sensação de estabilidade, assim como flores, árvores e plantas naturais ou artificiais. Quadros com paisagem, fotos ou objetos de família são ideais para essa área. Nunca utilizar fotos de pessoas falecidas.

Prosperidade

Representa o financeiro, a riqueza material, a cor púrpura, o Elemento madeira, as formas ovais. Mini fontes com água em movimento assim com aquários com peixes simbolizam o dinheiro em movimento. Objetos com água devem sempre estar em movimento nesta região. Sapos Chineses da riqueza com moedas de I Ching e arroz cru são uma boa dica. Objetos dourados ou em ouro, Budha e Ganesha também aumentam o Ch´i nessa área.

Sucesso

Representa a fama, a cor vermelha, o elemento fogo, as formas triangulares.  Em geral se utiliza a maior quantidade de objetos na cor vermelha, assim como paredes pintadas no mesmo tom. Objetos brilhantes e triangulares que refletem brilho, espelhos, cristais, velas em todos os formatos. Dragões ou animais de poder, estampas de animais, tapetes ou sofás em pele, fogões, churrasqueiras, lareiras.

Relacionamentos

Representa a união, o matrimônio, a cor rosa, o Elemento Terra, as formas quadradas ou retangulares.  Utilizar sempre objetos em números pares. Pode se pintar as paredes em rosa ou usar o máximo da cor em objetos, fotos do casal unido são benvindas. Evitar objetos e plantas pontiagudas, assim como espadas e facas (evitar o uso em áreas como Família e Amigos). Um símbolo perfeito é o uso do macho e fêmea da arvore da felicidade. Estampas florais remetem ao romance.  Pedras e cristais aumentam as boas vibrações da área.

Criatividade

Representa os filhos e a criação, a cor branca, o Elemento Metal, as formas circulares. Pode se utilizar tudo em metal e também na cor branca. Cozinhas e banheiros são perfeitos para criatividade. O uso de aparelhos eletrônicos e objetos redondos são apropriados. Fotos de filhos, quadros, esculturas, móveis em ferro, aço e tudo relacionado a arte e criação.

Amigos

Representa os amigos e benfeitores, as viagens, a boa sorte, a cor cinza, o Elemento Metal, as formas circulares. Utilizar fotos de amigos em murais, bem como cartões postais. Objetos trazidos de viagens ou ganhos, assim como anjos, mestres ou seres iluminados. Móveis e objetos em metal ativam as boas energias do local.

Saúde

Representa a saúde e a vitalidade, indicando o coração da casa, de onde todas as outras áreas irão fluir. Deve ser sempre harmonizado, já que ativa todas as outras áreas. O uso da cor amarela, do Elemento Terra, das formas quadradas ou retangulares, plantas vivas, assim como cristais, tapetes, vasos em cerâmica ativam as energias da área.

Comments are closed.