As Cores Neutras

Quando pretendemos criar espaços harmoniosos e ainda trazer sofisticação para os ambientes da casa, as cores neutras são as melhores opções. O branco, os tons de cinza e o preto, além de se projetarem como “panos de fundo”, ainda proporcionam leveza e modernidade aos lares, representando o grupo das cores com funções básicas e auxiliares.

As cores neutras tanto podem imprimir a ideia de sobriedade e respeito, como podem traduzir espaços mais iluminados, no caso, se a opção for o branco. Já os tons de cinza, com exceção do “gelo”, expressam um ar de juventude, equilíbrio e modernidade, sendo traduzidos como a mistura perfeita entre o preto e o branco. E por falar em preto, a cor traduz profundidade e requinte, principalmente quando empregada na medida certa.

Ao empregarmos cores nos ambientes, as neutras são fundamentais para equilibrarem as energias presentes, pois são auxiliares ao emprego das cores quentes e das frias. Segundo o Feng Shui, o ideal seria empregar, pelo menos, uma cor de cada grupo, mas isso depende de uma escolha pessoal e também da harmonia que se deseja criar nos espaços. Essa teoria ainda leva em conta todos os outros elementos empregados na estrutura e na decoração dos ambientes, como móveis, objetos, revestimentos e acabamentos. No fundo, as cores neutras acabam sendo uma espécie de “coringa” das cores, acompanhando e naturalmente combinando com todos os outros tons.

Ainda de acordo com as técnicas de harmonização de ambientes, o preto e o branco atendem a uma impressão cultural. Para os orientais o luto e a morte são representados pela cor branca, enquanto o preto é associado à vida, ao movimento e à ascensão profissional, motivo pelo qual os mestres em artes marciais carregam as famosas faixas pretas. Para nossa cultura, é o inverso: apresenta-se o preto como a cor do luto e o branco como a paz, sendo a cor predileta dos brasileiros para as festas de final de ano.

Nessa semana, resolvi finalizar a ideia sobre cores que venho apresentando a vocês, trazendo dicas preciosas para o emprego das cores neutras nos ambientes. Acompanhe:

– Para esse grupo, evite criar ambientes monocromáticos. Algumas pessoas, na tentativa de retratarem seriedade, sobrecarregam os ambientes com apenas uma dessas cores. Quando falamos sobre o uso de cores nas paredes devemos entender que as cores estabelecem uma espécie de “diálogo” com o nosso inconsciente e emocional, influenciando na forma como pensamos e sentimos. O excesso de branco em um único ambiente, por exemplo, não traduz sensações, motivando a monotonia e a falta de entusiasmo.

– O cinza é uma cor que pode ser empregada na criação de painéis acompanhando outras cores, porém nunca deve ser utilizada em uma nuance muito diluída. Nesse tom, a depressão e a tristeza predominam nos ambientes, também influenciando de forma negativa no emocional de seus habitantes.

– A combinação de cinza com os tons de amarelos e laranjas favorece a criatividade e as novas ideias, estimulando a mente e a imaginação. Essas combinações são mais indicadas para salas e quartos de estudos.

– Preto e branco são complementares. O próprio símbolo do Yin e Yang é representado por essas duas cores, anunciando o equilíbrio entre as polaridades positivo e negativo. O branco representa o feminino e a tradução do conforto, o preto traduz o masculino e o movimento das energias. Use e abuse dessa combinação em salas, quartos e cozinhas.

– Cuidado com o excesso de preto. A cor só será favorável na composição de um painel , sendo acompanhada por outras cores neutras como o branco, ou suaves, como qualquer outra cor encontrada entre as cores quentes ou frias. Prefira decorar a parede escolhida com móveis e objetos em cores claras e suaves. Vermelho, preto e branco em um mesmo ambiente cria um efeito auspicioso, aumentando o movimento das energias positivas, segundo os orientais.

– Se preferir, toda a casa pode ser pintada de branco, pois os móveis e complementos já apresentam outras cores que harmonizam o efeito energético dos ambientes. O Feng Shui indica o padrão energético das cores e seu correto emprego nos ambientes, porém não é necessário empregar tons coloridos nas paredes para se criar um efeito favorável à entrada de boas vibrações. Um pouco de cada grupo é suficiente para criar ambientes mais harmoniosos.

Uma excelente semana a todos,

Luz e Amor

Comments are closed.